A alta é influenciada por uma demanda internacional aquecida e um bom ritmo no mercado interno
Dados divulgados nesta terça-feira (17), pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), mostram que a produção de carne suína e de frango pode atingir um novo recorde em 2025. A alta é influenciada por uma demanda internacional aquecida e um bom ritmo no mercado interno.
Além disso, conforme a pesquisa, a alta ocorre também aliada a uma conjuntura de custos controlados, fruto dos menores patamares de preços de grãos. Com isso, projeta-se, para a carne suína, produção da ordem de 5,45 milhões de toneladas. Já para a carne de frango, as projeções apontam para uma produção de 15,51 milhões de toneladas.
Os dados foram divulgados durante o evento Perspectivas para a Agropecuária Safra 2024/2025. O desempenho projetado contribui para manter a produção das três principais proteínas animais – frango, suíno e bovino – no país em torno de 30,75 milhões de toneladas, volume estável quando comparado com o estimado para este ano.
Projeção de vendas
Ainda conforme a pesquisa, em 2025, a produção projetada para frangos possibilitará que as vendas ao mercado externo aumentem cerca de 1,9% quando comparado com o volume de embarques projetado para este ano, podendo chegar a 5,2 milhões de toneladas.
“O Brasil segue livre da Influenza Aviária em granjas comerciais, o que se torna uma enorme vantagem competitiva no mercado internacional”, lembra o gerente de Fibras e Alimentos Básicos da Conab, Gabriel Rabello.
Além disso, a competitividade do produto brasileiro no mercado internacional aliada a um cenário cambial favorável influenciam nesta expectativa de elevação nas vendas.
Mesmo com esta alta projetada no contexto externo, o volume de carne de frango destinada ao mercado interno também deve crescer: estima-se aumento de 2,3% no próximo ano em relação a 2024, estimado em 10,32 milhões de toneladas.
Fonte: Midiamax.