
Neste domingo, 5 de novembro, 47.457 estudantes sul-mato-grossenses vão à sala de aula para realizar a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Além da redação, a primeira prova terá as disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os inscritos terão 5 horas e meia para realizar a prova.
Todo ano, as expectativas ficam altas para saber qual será o tema da redação do Enem, que tem um grande peso na nota final dos candidatos. Pensando nisso, a equipe de professores de redação do Elite Rede de Ensino elencou alguns temas e assuntos que os estudantes devem ficar atentos. São eles:
- Insegurança alimentar/Obesidade
- Insegurança habitacional
- População do campo
- População em situação de rua
- População idosa
- Trabalho informal
- Analfabetismo digital
- Pobreza menstrual
- Abandono parental
A coordenadora de Linguagens da rede de ensino, Caroline Lucena, explica que o Enem costuma abordar temas que se referem aos problemas estruturais do Brasil. Nos últimos anos, a prova abordou situações latentes da sociedade brasileira, como acesso à cidadania, estigmas relacionados às doenças mentais, democratização do acesso ao cinema, entre outros. Os assuntos elencados retratam vieses graves de falhas do Estado na garantia de uma vida digna a todos e, por isso, podem ser escolhidos para a prova.
Além de indicar possíveis temas, Lucena também listou algumas dicas que podem ajudar na elaboração de uma redação nota mil. Confira:
Identifique o problema
O primeiro passo para uma redação nota mil é saber identificar verdadeiramente o problema levantado pela proposta de redação. Isso só é possível com uma leitura de qualidade dos textos de apoio. Preste atenção nas informações disponibilizadas pela banca.
Procure a causa
Identifique as causas do problema destacado e consolide-as com provas (evidências capazes de sustentar o posicionamento do autor, de preferência oriundos de seu próprio conhecimento de mundo, ou seja, seu próprio repertório sociocultural). Os avaliadores querem perceber como o candidato traz para o texto suas vivências e seu conhecimento de mundo.
Evidencie as consequências
Caso veja necessidade, evidencie as consequências do problema destacado, também validando o processo com as devidas justificativas.
Proposta de Intervenção
Construa uma proposta de intervenção que aborde adequadamente os 5 elementos obrigatórios: AGENTE (quem realizará), AÇÃO (o que será feito), MODO (como será feito), FINALIDADE (efeito da ação) e DETALHAMENTO (informações adicionais) de pelo menos um dos demais elementos.
Revise o texto
Para fazer uma boa redação, é imprescindível um bom planejamento. Estruturar o texto de forma organizada e revisá-lo, antes de passar para o caderno de resposta. Lembre-se de fazer a correção gramatical (Competência 1 – domínio da norma culta) e verifique se o seu texto final conta com a presença de operadores argumentativos (Competência 4 – coesão textual).
Local de prova
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, no dia 24 de outubro, o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O documento está disponível na Página do Participante e traz, entre outras informações, número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que o inscrito terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso.
Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão nos dias de exame (5 e 12 de novembro). Confira o passo a passo para acessar e imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição:
1 – O inscrito deve acessar a Página do Participante e selecionar o botão “Página do Participante – Entrar com gov.br”.
2- Em seguida, utilize seu login único do gov.br e clique em “Continuar”.
3 – Já na Página do Participante, à esquerda da tela, clique em “Local de Prova”.
4 – Após os passos anteriores, clique no ícone em azul, apresentado pelo assistente virtual (Local de Prova).
5 – Pronto! O sistema abrirá o Cartão de Confirmação de Inscrição. Para imprimir, basta descer a tela até o final da página e clicar no botão “Imprimir”.
Porta de entrada
Com a nota do Enem o estudante tem a oportunidade de estudar em universidades públicas ou particulares no Brasil e em Portugal. Além de possibilitar o cadastro em programas como o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), Universidade Para Todos (Prouni) e Financiamento Estudantil (Fies).
No Estado, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) aceitam a nota do ENEM. Fonte: Correio do Estado.