Duas jovens atletas de São Gabriel do Oeste brilharam na 13ª edição das Paraesc (Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul), realizada em Campo Grande, de 12 a 14 de julho. A competição, uma das principais do calendário paralímpico escolar do Estado, reuniu 158 atletas, com idades entre 11 e 18 anos, que competiram em modalidades como atletismo, bocha, parabadminton e tênis de mesa.
Representando São Gabriel do Oeste com muito brilhantismo, Maria Eduarda Andrade De Souza, de 14 anos, conquistou o ouro em duas provas disputadas, garantindo a primeira colocação nos 400 metros com o tempo de 1:14.5 e no salto em distância com a marca de 4.69 metros. Outra atleta que também se destacou foi Jhullya Vergette Hortencia, de 11 anos, que ficou com a medalha de prata nos 100 metros, completando a prova em 16.9 segundos.
No total, 13 municípios participaram da Paraesc 2024: Alcinópolis, Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia.
A Paraesc é organizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), em parceria com o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). Além de fomentar a prática do esporte paralímpico, a competição serve como seletiva para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, revelando novos talentos do esporte.
O resultado completo com a classificação de todas as modalidades está disponível no Boletim 4 – Paraesc 2024.
Mais fotos: