Esporte

[ BASTIDORES ] Coincidências esportivas pós-cartão vermelho

Com prisão de Francisco Cezário, modalidades esportivas assistem ‘lição de casa’

Operação Cartão Vermelho e consequências esportivas (Foto: Divulgação, Fifa)

Justiça do esporte

As repercussões esportivas pós-Operação Cartão Vermelho do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) agora movimentam a Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul. Francisco Cezário está preso desde o dia 21 de maio.

Continua preso

No fim de semana, o tribunal, que apesar do nome, possui caráter apenas administrativo, pediu que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) nomeie um interventor na FFMS (Federação de Futebol de Mato Grodsso do Sul).

Sim!

E a CBF atendeu ao pedido. Em medida inédita, a confederação nomeou o ex-presidente do Operário, Estevão Petrallas como interventor da FFMS.

Representante

Assim, alguns pontos envolvendo a atuação de entidade e o mundo esportivo de Mato Grosso do Sul chamam atenção. Primeiro que o atual presidente da Justiça Desportiva, há 4 anos representou a FFMS em uma posse de auditores da entidade.

Postagens

Outra curiosidade, contudo, é que secretário da Justiça Desportiva e responsável por postagem das decisões administrativas tem sobrenome conhecido na entidade.

Conhecido

O sobrenome é o mesmo do vice-presidente da FFMS, que foi alvo de mandado de busca e apreensão durante a Operação Cartão Vermelho.

Lição de casa

A prisão do mandatário do futebol de MS há 26 anos, contudo, gerou consequências em outras modalidades do esporte do Estado.

Derrocada

Dirigentes e ‘cartolas’ de diferentes modalidades esportivas, entretanto, assistem de camarote a derrocada de Cezário e garantem que farão tudo diferente.

Destituição

Agora, Cezário corre o risco de ser banido de vez da federação. Mesmo pedindo afastamento da entidade, o mandatário do futebol de MS pode ser destituído da FFMS. Isso porque clubes convocaram assembleia extraordinária.

Extraordinário

Os dirigentes dos clubes são os que decidem quem comanda a federação. Embalados pela operação Cartão Vermelho, os cartolas podem, portanto, decidir pela destituição de Cezário, alegando fatos graves de conduta apontados pelo Gaeco.

Longo caminho

Logo, se isso acontecer, Cezário não deve mais voltar ao comando da entidade. Tendo em vista, entretanto, o longo caminho percorrido por um pretenso presidente de federação. Primeiro, Cezário teria de comandar um clube de futebol, mesmo assim, em uma futura eleição, ficaria impedido de concorrer ao posto por já ter sido banido da federação, nessa hipótese. A assembleia está marcada para 7 de junho, é esperar para ver.

Dia do Beach Tennis?

O deputado estadual Lucas de Lima (PDT) protocolou projeto de lei que cria o Dia Estadual do Beach Tennis. Assim, o parlamentar justifica que o esporte ganhou muitos adeptos no estado e propõe comemorar a data em 27 de agosto.

Virou meme

Defensora da regulamentação do cigarro eletrônico no Brasil, a senadora Soraya Thronicke (Podemos) virou meme nas redes sociais após levar inúmeros itens de ‘vape’ durante audiência em Brasília.

Sul-mato-grossense

Durante agenda em Campo Grande na última sexta-feira (24), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), André Mendonça, recebeu das mãos do presidente da Alems, Gerson Claro (PP), o título de cidadão sul-mato-grossense. A honraria foi aprovada em sessão da Casa após proposição de Claro em abril.

Fonte: Midiamax.

Compartilhe
Desenvolvido por