O Botafogo conquistou sua primeira taça da CONMEBOL Libertadores neste sábado (30), em uma vitória histórica sobre o Atlético-MG por 3 a 1, no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, Argentina. A equipe alvinegra, comandada por Artur Jorge, alcançou a Glória Eterna de maneira épica, jogando a maior parte da partida com um atleta a menos, após a expulsão de Gregore logo aos 29 segundos do primeiro tempo.
Jogo de Superação e Vitória Heroica
Logo após o começo do jogo, o Botafogo sofreu um golpe duro. Gregore foi expulso por um pisão na cabeça de Fausto Vera, deixando o time com um jogador a menos. O Atlético-MG, aproveitando a vantagem numérica, partiu para cima, mas foi o Botafogo quem abriu o placar. Aos 35 minutos, Marlon Freitas arriscou de fora da área, a bola bateu em Júnior Alonso e sobrou para Luiz Henrique, que marcou o primeiro gol da partida, colocando o Glorioso em vantagem.
Com o moral elevado, o Botafogo ampliou o placar aos 39 minutos. Luiz Henrique foi derrubado na área por Everson, e o árbitro Facundo Tello, após revisar o lance no VAR, assinalou o pênalti. Alex Telles não desperdiçou e fez 2 a 0 para o Botafogo, levando os cariocas para o intervalo com uma vantagem confortável.
A Reação do Atlético-MG
No retorno do segundo tempo, o Atlético-MG descontou logo aos 5 minutos. Hulk cobrou escanteio, e Vargas subiu mais alto que a defesa para cabecear e diminuir a diferença para 2 a 1. O Galo seguiu pressionando, com Hulk criando oportunidades e colocando John para trabalhar. Apesar da pressão, o Atlético-MG não conseguiu empatar, e o Botafogo conseguiu se segurar.
Nos minutos finais, Vargas teve duas chances claras de empatar, mas falhou nas finalizações, frustrando a torcida mineira. E no último lance da partida, o Botafogo matou o jogo com um gol de Júnior Santos, garantindo o título da Libertadores com um 3 a 1 final.
O Título e o Futuro do Botafogo
Com o título, o Botafogo garante vaga na Copa Intercontinental da FIFA, que será disputada em dezembro, no Qatar, onde enfrentará o Real Madrid. Além disso, o time de General Severiano também é o último classificado para o novo Mundial de Clubes, que acontecerá em 2025 com a participação de 32 equipes.
Além da conquista histórica, o Botafogo segue firme na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. O time lidera a competição com 73 pontos, três à frente do Palmeiras, com dois jogos restantes para o fim do torneio.
Próximos Jogos
O Atlético-MG segue sua trajetória no Brasileirão com os seguintes compromissos:
- Vasco (F) – 04/12, 19h (de Brasília)
- Athletico-PR (C) – 08/12, 16h (de Brasília)
Já o Botafogo, após a glória continental, tem os seguintes duelos pelo Campeonato Brasileiro:
- Internacional (F) – 04/12, 21h30 (de Brasília)
- São Paulo (C) – 08/12, 16h (de Brasília).
Fonte: Star Mídia News.