Nesta edição, delegação brasileira é a maior já anunciada para uma competição fora do país
Hoje (18), faltam exatamente dez dias para o início dos Jogos Paralímpicos Paris 2024, que serão realizados de 28 de agosto a 8 de setembro. Atualmente, a competição está entre os maiores eventos esportivos do planeta e tem atraído um público cada vez maior.
A expectativa dos organizadores é que mais de 3 milhões de espectadores acompanhem os 4.400 atletas dos 185 comitês paralímpicos disputarem medalhas em 22 modalidades esportivas.
Diferente de como aconteceu em Tóquio 2020, quando a competição durou 12 dias, na 17ª edição os jogos em si vão ocorrer em apenas 11. Isso porque não haverá nenhuma disputa na data de abertura do evento. No dia seguinte, serão transmitidos mais de dez esportes, já com chance de entrega de medalhas.
Sul-mato-grossenses na disputa
A delegação brasileira convocada para os Jogos Paralímpicos de Paris é a maior já anunciada para uma edição dos jogos fora do país. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou 255 atletas com deficiência, bem como 19 atletas-guia (18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros do bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo. Assim, ao todo, 280 pessoas vão representar o país na ‘Cidade Luz’.
Entre os atletas que integram a delegação, 8 deles são de Mato Grosso do Sul:
- Yeltsin Jacques (atletismo)
- Edelson Ávila (atletismo)
- Gabriela Mendonça (atletismo)
- Paulo Andrade (atletismo)
- Fernando Rufino (canoagem)
- Débora Benevides (canoagem)
- Kelly Victório (judô)
- Erika Cheres Zoaga (judô)
Além dos atletas, a professora de judô Anne Talitha Almeida Ferreira da Silva foi convocada para ser auxiliar-técnica da delegação brasileira na competição.
O cronograma esportivo dos Jogos Paralímpicos 2024 pode ser conferido aqui.
Fonte: Midiamax.