Maê Müller de Oliveira, de 11 anos, foi campeã brasileira em competição realizada em Curitiba-PR
A jovem atleta campo-grandense Maê Müller de Oliveira, de 11 anos, sagrou-se campeã brasileira de judô, em competição realizada em Curitiba-PR, nos dias 31 de agosto e 1.º de setembro.
A conquista credenciou a judoca para compor a seleção brasileira que irá participar do Pan-americano de Judô, que será realizado de 28 a 30 de novembro, em Varadero, Cuba.
A mãe de Maê, Glyci Muller, contou ao Jornal Midiamax que sua filha treina desde os três anos, onde começou na Academia Marruá, com a sensei Gislaine Mendonça. Passou a competir em 2022 e, desde então, tem acumulado conquistas de competições estaduais, do regional Centro-Oeste e, agora, Brasileiro.
“O Campeonato Brasileiro foi uma competição bem difícil, mas eu gostei de lutar lá e fiquei feliz com o título. Agora vou para o Pan-americano e estou com muitas expectativas e, se Deus quiser, quero ser campeã”, revela a atleta.
Para isso, a jovem treina na Associação Judô Moura, no Polo Coophavila 2, tendo o sensei Luiz Alexandre no comando de seus treinos. Dedicada, ela treina de segunda a sábado. Além disso, faz treino físico em dias intercalados, com o educador físico Alison Brendo e acompanhamento alimentar com a nutricionista Ana Carla.
Família busca patrocínios para o Pan-americano
A CBJ (Confederação Brasileira de Judô) concedeu vagas para o Pan-americano aos campeões e vice-campeões do Campeonato Brasileiro de Judô Sub 13 e Sub 15.
Para participar, porém, atletas e técnicos deverão passar por um processo de adesão. Além disso, devem garantir por si os recursos necessários para as passagens e hospedagem.
Por conta disso, os pais de Maê já iniciaram a busca por patrocínios de empresas e instituições que queiram contribuir com a jornada desta jovem atleta em busca do título continental.
MS classifica mais atletas para o Pan
Além de Maê, outro atleta da delegação de Mato Grosso do Sul também sagrou-se campeão brasileiro. Kauã Yuji Tomas Yonaha venceu a categoria Meio-Leve Sub 15 e também está classificado para o Pan-americano.
Conforme a decisão da CBJ, os vice-campeões também recebem direito à classificação. Assim, Mato Grosso do Sul pode contar ainda no Pan com os atletas Arthur de Souza Carvalho Valdez, Maria Eduarda Alexandre de Oliveira e Maria Clara Teruko Bispo Shiroma, que foram vice-campeões de suas categorias.
A delegação de Mato Grosso do Sul obteve a quarta colocação no Brasileiro, uma excelente posição geral. Além dos campeões e vices, os atletas do Estado conquistaram ainda sete medalhas de bronze.
Os atletas que foram ao pódio com o bronze foram: Murillo dos Santos Mota; Alisson Machado de Souza; Emanuely Ávila Pinto, Maria Gabrielly Silva Lira; Letícia Damasceno Vieira de Faria; Sofia Cheres Anastácio; e Mariana Canéppele de Melo Alves.
Fonte: Midiamax.