Geral

Avião com capacidade para 12 mil litros de água chega a Corumbá para combate ao fogo

É a primeira vez que essa aeronave auxilia no combate a incêndios em MS

Foto: (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Na manhã desta sexta-feira (28), pousou em Corumbá, distante 450 km de Campo Grande, a aeronave KC 390 da Força Aérea Brasileira. O avião tem capacidade para transportar 12 mil litros de água e vai atuar diretamente na extinção das chamas que ainda queimam a região pantaneira.

O avião chegou junto com comitiva de ministros que cumpre agenda nesta sexta-feira (28), em Corumbá. Além disso, integra ações do governo federal de combate aos incêndios, que ainda inclui outros aviões de 80 agentes da Força Nacional.

É a primeira vez que essa aeronave auxilia no combate a incêndios e deve permanecer na região pelos próximos dias. O coordenador geral do Prevfogo, Marcio Yule, explica que o avião faz o lançamento de água pressurizada, o que é essencial para acabar com focos de calor.

“Vem o combate por cima e, em baixo os brigadistas e bombeiros se juntam para fazer o rescaldo das queimadas. Vai agregar na estrutura de combate e é uma ajuda importantíssima no combate aéreo”, explica.

Para a captação de água serão instaladas duas piscinas com capacidade de 40 mil litros ainda nesta sexta-feira (28), amanhã as piscinas e o sistema todo do KC são recarregados.

Ministras Simone Tebet e Marina Silva chegam a MS. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Ministros em Corumbá

Ministras do Governo Federal desembarcaram do avião da FAB (Força Aérea Brasileira) em Corumbá, a 425 km de Campo Grande, nesta sexta-feira (28), para acompanhar a situação dos incêndios florestais que têm castigado o Pantanal-sul-mato-grossense. 

As titulares do Meio Ambiente, Marina Silva, do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro de Moura, sobrevoam o bioma acompanhados do Governador Eduardo Riedel (PSDB).

Uma comitiva estadual recepcionou os representantes do Governo Federal, como o governador, o secretário da casa civil, Eduardo Rocha, os deputados federais Vander Loubet (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB), servidores da Defesa Civil e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Fonte: Midiamax.

Compartilhe
Desenvolvido por