Geral

Exportação de carne suína deve crescer apesar de queda nas vendas para a China

Foto: Nelson Morés / Embrapa Suínos e Aves

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) projeta um crescimento na produção de carne suína no Brasil para 2025. A produção total deverá atingir 5,53 milhões de toneladas, um aumento de 2,8% em comparação com 2024. A previsão reflete a recuperação do setor e o aumento da demanda interna e externa.

O volume de carne suína exportado também terá crescimento significativo, com vendas externas previstas para 1,22 milhão de toneladas, representando um incremento de 6,6%. Esse aumento será impulsionado pelos esforços do setor para expandir sua presença em novos mercados, especialmente diante da redução nas compras pela China, que, desde meados de 2022, diminuiu gradualmente suas importações. Apesar disso, o Cepea destaca que os embarques para outros parceiros comerciais devem garantir um desempenho sólido para as exportações.

Consumo interno também em alta

No mercado interno, o consumo per capita de carne suína deve registrar um crescimento de 1,8%, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. O boletim do Cepea ressalta que a demanda por carne suína seguirá firme, principalmente em função dos preços elevados da carne bovina, o que torna a carne suína uma opção mais acessível para os consumidores brasileiros.

A combinação desses fatores promete um ano positivo para o setor de carne suína, com expectativa de resultados favoráveis tanto no mercado interno quanto no externo.

Fonte: Star Mídia News.

Compartilhe
Desenvolvido por