Geral

Haja imunidade: Antes de frio de 2°C, MS enfrenta calorão e umidade do ar em 20%

Previsão indica mudança no tempo a partir de terça-feira (25), saindo do calorão para frio intenso

Calorão em Campo Grande (Ana Laura Menegat, Midiamax)

O tempo vai mudar nos próximos dias em Mato Grosso do Sul, pois uma frente fria promete derrubar as temperaturas para mínimas de 2°C. Antes das manhãs geladas, cidades devem registrar calorão e umidade do ar entre 20 e 30%.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), entre esta segunda (24) e terça-feira (25), o avanço de uma frente fria irá favorecer aumento de nebulosidade e, com pequena probabilidade, chance de chuvas nas regiões sudeste, sul e sudoeste do Estado.

“Esta situação meteorológica ocorre devido à passagem da frente fria, aliado ao transporte de calor e umidade e atuação de uma área de baixa pressão atmosférica”.

Na terça-feira as mínimas devem variar entre 15 e 18°C e máximas entre 25 e 30°C para as regiões sul e sudeste. Nas regiões pantaneira e sudoeste devem marcar calorão, pois as mínimas variam entre 15 e 17°C e máximas entre 21 e 27°C. Para as regiões norte, leste e bolsão as mínimas serão entre 18 e 22°C e máximas entre 32 e 35°C. Campo Grande marca mínimas de 20 a 22°C e máximas de 30 a 32°C.

Os ventos atuam do quadrante norte, enquanto que na metade sul do Estado atuam do quadrante sul. Os valores são de 40 a 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Frio intenso

Entre quarta (26) e quinta-feira (27) a previsão indica sol e variação de nebulosidade. Com o avanço do ar relativamente frio, o Cemtec diz que devem ocorrer temperaturas mais amenas, sendo observados os menores valores de temperaturas associadas a esta frente fria.

Estão previstas temperaturas mínimas entre 9 e 14°C e máximas entre 16 e 24°C para as regiões sul, sudeste e sudoeste. Na região pantaneira esperam-se mínimas entre 12 e 16°C e máximas entre 23 e 27°C. Para as regiões norte, leste e bolsão, devem ser marcadas mínimas entre 13 e 18°C e máximas entre 29 e 33°C. Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 15 e 17°C e máximas entre 25 e 27°C.

Os ventos atuam do quadrante sul e giram para o quadrante norte ao longo de quinta com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

tmpo chuva calorão

Tempo seco e calorão

O monitoramento mostra que há pouco volume de chuva esperado para os próximos dias. Sendo, assim, até o dia 30 de junho há previsão de chuvas de 5 a 40 milímetros, sendo os maiores acumulados de chuvas previstos para as regiões sul, sudoeste e sudeste do Estado.

Contudo, o calorão deve predominar. A previsão é de frio com altas temperaturas e estiagem severa.

Fonte: Midiamax.

Compartilhe
Desenvolvido por