Umidade do ar pode ficar semelhante às condições encontradas em desertos em algumas cidades
Os 79 municípios de Mato Grosso do Sul estão sob alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para baixa umidade do ar até a próxima segunda-feira (02). O nível de intensidade varia a depender da região, mas pode ficar abaixo de 12%, semelhante ao clima de deserto, em cidades como Aparecida do Taboado, Cassilândia, Inocência e Paranaíba.
No último sábado (31), monitoramento do Inmet apontou que duas regiões de Mato Grosso do Sul estão na lista de maiores temperaturas do país. Nhumirim, no Pantanal, ficou em quinto lugar com 38.9ºC, enquanto Aquidauana ficou na sétima colocação com 38.7ºC.
O recomendável para a saúde humana para a OMS (Organização Mundial de Saúde) é de índice acima de 60%. O alerta vermelho de grande perigo nesses municípios vigora até às 18h (horário de MS) deste domingo. O Inmet ainda alerta para grande risco de incêndios florestais e à saúde como doenças pulmonares e dores de cabeça.
Já o aviso amarelo, de perigo potencial, prevê umidade do ar entre 20% e 30% em todo o Estado até às 20h (horário de MS) de segunda-feira.
O alerta laranja, que aponta perigo, abrange 15 cidades das regiões Leste e Centro-Norte de Mato Grosso do Sul. O índice nessas cidades deve variar entre 20% e 12%. Há risco para incêndios florestais e à saúde, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Fonte: Midiamax.