Geral

MS é o estado com maior consumo de energia do País

Em maio, Mato Grosso do Sul registrou consumo de 592 mw, enquanto de energia foi de 753 mw

Mato Grosso do Sul fica em 1° lugar com maior consumo de energia no mês de maio – Divulgação

Em pesquisa realizada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, Mato Grosso do Sul aparece como o estado que registrou o maior consumo de energia elétrica no mês de maio. 

Devido às fortes ondas de calor e escassez de chuva, todos os estados apresentaram um aumento significativo no consumo de eletricidade em maio. No ranking nacional, MS apareceu em 1° com 13,3%, logo em seguida está o estado do Paraná (10,7%), São Paulo (10,3%) e Amazonas (8,9%). Rondônia e Rio Grande do Sul tiveram queda no consumo em -2,6%. 

A situação no estado gaúcho é resultado das enchentes e da crise climática no começo de maio. 

Obs: Não há a porcentagem de alguns estados no mapa oficial.

Geração de Energia

Em âmbito nacional, as hidrelétricas forneceram quase 50 mil megawatts médios para o Sistema Interligado Nacional (SIN), um aumento de 2,2% em relação ao ano anterior, reforçando a liderança do Brasil na produção de energia renovável. 

Os parques eólicos, como segunda maior fonte do país, geraram 12,8 mil MW médios, um aumento de 26% comparado ao mesmo período do ano passado. As usinas solares também apresentaram bom desempenho, contribuindo com mais de 3,11 mil MW médios, um crescimento de 50%.

Já em Mato Grosso do Sul, o consumo foi de 592 mw, enquanto a geração registrou 753 mw. 

Atividade Econômica

Para obter os resultados, foram 15 ramos de atividade monitorados. As maiores altas de maio, na comparação com o mesmo período do ano passado, foram nos ramos de Madeira, Papel e Celulose (7,4%), Saneamento (6,5%) e Bebidas (6%). Entre os que registraram maior declínio estão a indústria têxtil (-6,5%), químicos (-4,5%) e veículos (-2,1%).

Fonte: Correio do Estado.

Compartilhe
Desenvolvido por