Rodovias federais no Mato Grosso do Sul amanheceram bloqueadas nesta segunda-feira (25) por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e comunidades indígenas. Os manifestantes interromperam o trânsito em importantes vias, incluindo a BR-262, entre Miranda e Anastácio; a MS-384, entre Antônio João e Ponta Porã; e a MS-156, entre Dourados e Itaporã.
Os protestos, que começaram nas primeiras horas do dia, incluíram a utilização de barricadas com galhos, pneus e outros materiais para impedir o tráfego. Na BR-262, os manifestantes incendiaram os objetos, intensificando o impacto da ação.
Uma faixa exposta no local revela as motivações do movimento, que cobra do Governo Federal o avanço da reforma agrária, acesso à terra, crédito para famílias assentadas e incentivo à produção de alimentos saudáveis.
Até o momento, o MST em Mato Grosso do Sul não emitiu nota oficial detalhando os motivos do protesto, que, segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), ocorreu de forma inesperada. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPMRv) acompanham os bloqueios para garantir a segurança e monitorar possíveis desdobramentos.
Os bloqueios afetam o trânsito em regiões estratégicas do estado, prejudicando tanto o transporte de mercadorias quanto a mobilidade da população local. As autoridades acompanham a paralização.
Fonte: Star Mídia News.