Além da multa, a infração resulta na adição de sete pontos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor
A Operação Finados, coordenada pelo Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) realiza desde a sexta-feira (1º), patrulhamento em todas as rodovias do estado. O Jornal Midiamax, que acompanha os desdobramentos da operação, recebeu imagens de um flagrante na MS-040 na manhã deste sábado, 2 de novembro, Dia de Finados.
Nas imagens, é possível observar diversos condutores realizando ultrapassagem em faixa contínua – o que é proibido pelo CTB (Código de Transito Brasileiro).
De acordo com o artigo 203 do CTB, a ultrapassagem de um veículo pela contramão em locais onde há marcação longitudinal de divisão de fluxos opostos, como linhas duplas contínuas ou simples contínuas amarelas, é classificada como uma infração gravíssima.
Essa manobra é considerada especialmente perigosa, pois coloca em risco a segurança de outros motoristas. Como resultado, a multa padrão de R$ 293,47 é multiplicada por cinco, refletindo a gravidade da infração. Assim, motoristas flagrados realizando essa irregularidade podem enfrentar uma penalização total de R$ 1.467,35. Além da multa, a infração resulta na adição de sete pontos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.
Equipes patrulham estradas no fim de semana
Além do trabalho conjunto com o Detran/MS, a Equipe de Patrulhamento Viário de Mato Grosso do Sul tem atuado diretamente na garantia da segurança viária e fluidez no trânsito.
Na última sexta-feira (1º), os agentes foram informados sobre uma árvore caída, que atrapalhava o tráfego e poderia gerar acidentes, principalmente em casos de colisão. Policiais foram até o local, realizaram a sinalização e a desobstrução da via, garantindo a segurança de quem atravessava a rodovia.
Os Patrulheiros estão disponíveis diretamente no telefone 154 e podem ser acionados a qualquer momento, caso haja necessidade.
Fonte: Midiamax.