Geral

Pix por aproximação saiba quando será implementado; entenda as vantagens

A nova funcionalidade do Pix foi anunciada nesta quarta-feira (04); as novas regras do Open Finance prometem diversos benefícios e facilidades aos usuários

Com a nova funcionalidade usuários poderão pagar com pix por meio de carteiras ditigais (open wallets) – Imagem Arquivo

A forma de pagamento mais utilizada no país, o Pix, receberá uma nova atualização em que será possível pagar por aproximação. Conforme novas regras para o open fiance implementadas pelo Banco Central e o Conselho Monetário Nacional.  

Banco Central anunciou a novidade, nesta quinta-feira (04).  Com as novas regras do sistema open fiance a estimativa para o uso do pix por aproximação ser utulizada pelo usuário, ficou para fevereiro de 2025. 

O que irá melhorar com as novas regras?

Simplificação dos pagamentos online:

  • Redução das etapas necessárias para fazer pagamentos pela internet.Facilitação do processo de pagamento, tornando-o mais direto e rápido.

Uso do Pix nas carteiras digitais (wallets):

  • Integração do Pix diretamente em aplicativos como PicPay, Mercado Pago, entre outros.
  • Possibilidade de realizar pagamentos por aproximação utilizando o Pix.

Benefícios para o usuário:

  • Capacidade de efetuar transações sem precisar abrir o aplicativo bancário específico.Maior conveniência e agilidade nas operações financeiras do dia a dia.

A estimativa de que os beneficiados pelo sistema alcance 95% de pessoas que utulilizam o Sistema Financeiro Nacional (SFN). Além disso, a expectativa é que mais instituições financeiras sejam incluídas no sistema. 

Isto é, além de instituições financeiras, empresas que lidam com investimentos e câmbio também poderão participar. 

O Open Finance traz vantagens importantes para os consumidores no Brasil. Aqui estão alguns exemplos desses benefícios:

  • Agregadores e gerenciadores financeiros: São ferramentas que ajudam as pessoas a organizar e acompanhar suas finanças de maneira mais fácil e eficiente.
  • Crédito mais barato: Isso significa que é possível obter empréstimos com taxas de juros mais baixas, o que torna o crédito mais acessível e menos custoso.
  • Facilidade na portabilidade de crédito e salário: Permite que você transfira seu crédito ou salário de um banco para outro de forma simples e rápida, sem complicações.
  • Economia com cheque especial: Ajuda a evitar pagar taxas altas quando se utiliza o cheque especial, proporcionando economia financeira.
  • Melhores oportunidades de investimento: Oferece mais opções para investir seu dinheiro de maneira que possa render mais e ser mais vantajoso para o seu futuro financeiro.

Esses benefícios tornam o Open Finance uma ferramenta importante para melhorar a gestão financeira pessoal e acessar serviços financeiros com mais eficiência e custos reduzidos.

Open Fiance: O termo em português significa “sistema financeiro aberto”. 

“O Open Finance, ou sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente”, explica o BC.

Veja nota do Banco Central

“O Banco Central também aprovou a estrutura definitiva de governança do Open Finance pavimentando o seu desenvolvimento mais rápido. Essa governança definitiva passará a ter personalidade jurídica e estrutura organizacional próprias. 

A partir do Open Finance, as instituições financeiras irão criar Super Apps, consolidando todas essas soluções e informações em um único aplicativo, facilitando ainda mais a experiência do cliente e a oferta de novos produtos e serviços financeiros.

O Open Financeopen_in_new é um ecossistema que funciona em prol do empoderamento do cliente, do aumento da competição, da eficiência e da inclusão financeira”.

Fonte: Correio do Estado.
Compartilhe
Desenvolvido por