Família pretende inscrever Antônio no livro dos recordes após um cearense ter sido confirmado como homem mais velho do mundo no final de novembro
A notícia de que o cearense João Marinho Neto, de 112 anos, foi confirmado como homem mais velho do mundo pelo Guinness World Records figurou entre as capas de jornais dos quatro cantos do planeta na última semana. Contudo, uma família de Campo Grande (MS) questiona o registro do livro de recordes e afirma que o homem mais velho do mundo é, na realidade, um morador da Capital de Mato Grosso do Sul.
Segundo os campo-grandenses, o verdadeiro detentor do título é o senhor Antônio José Fernandes, que também tem 112 anos. Diferente de João Marinho Neto, ele nasceu em 13 de junho de 1912, enquanto o homem eleito pelo Guinness Book veio ao mundo em 5 de outubro do mesmo ano.
Ou seja, conforme dados de documentos pessoais, Antônio José Fernandes é quatro meses mais velho que João e, portanto, seria o homem de maior idade vivo no planeta.
Idoso reagiu quando parentes comentaram sobre Guinness Book
Ao saber do novo registro do livro de recordes, a família que mora no bairro Guanandi, em Campo Grande, não acreditou. Em conversa com o Jornal Midiamax, Patrícia Ajala, neta de Antônio, diz que pensou em acionar o Guinness Book para informar da existência de seu avô, mas não sabe como fazê-lo.
De acordo com ela, o avô é forte, lúcido e conversa bem. “Só tem algumas falhas de memória de vez em quando, mas isso é normal por causa da idade”, relata.
Ao MidiaMAIS, a neta diz que Antônio também reagiu ao descobrir que um homem mais novo que ele foi confirmado como o mais velho de todos: “Olha, ele tem a mesma idade que eu”, teria dito o patriarca.
Família vai inscrever Antônio José no livro dos recordes
Apesar de viver em Mato Grosso do Sul há 100 anos, o idoso não nasceu no Estado. Ele é natural de Sergipe e deixou sua terra natal muito cedo, aos 12 anos de idade, em 1924. De início, Antônio José chegou a morar no interior de MS, teve uma chácara em Nioaque e há 20 anos vive na mesma casa, no bairro Guanandi, em Campo Grande.
Portanto, foi em Mato Grosso do Sul que o sergipano cresceu e constituiu sua família, sendo pai de 9 filhos. Já em relação aos netos, bisnetos e tataranetos, os parentes não conseguem estimar um número preciso.
Agora, diante das informações e com a ajuda do Jornal Midiamax, a neta pretende inscrever os dados do patriarca no guia de recordes. Para tanto, ela está juntando a documentação necessária e deverá oficializar a inscrição nos próximos dias.
João Marinho Neto está no livro dos recordes como homem mais velho do mundo
Para entrar para o Guinness Book, é preciso realizar cadastro no site oficial do livro e participar de várias etapas para comprovação do reconhecimento solicitado. Confirmado pela entidade na semana passada como homem mais velho do mundo, João Marinho Neto passou por todos esses processos.
Segundo o LongeviQuest, usado pelo Guinness, o brasileiro completou 112 anos no último dia 5 de outubro. Anteriormente, ele já era reconhecido como o homem vivo mais velho do Brasil e da América Latina.
Além disso, o Guinness considera João como o último homem sobrevivente que nasceu no ano de 1912. Entretanto, com a contestação dos campo-grandenses, os dados se mostram equivocados.
Ainda assim, as comprovações oficiais, bem como qualquer reconhecimento, só deverão acontecer após uma nova confirmação da autoridade global em quebra de recordes diante da papelada apresentada pela família campo-grandense.
Fonte: Midiamax.