Notícias

HR recorre a outros hospitais para encontrar cateter e implantar em bebê

Com veias fragilizadas pelos antibióticos, procedimento é essencial na internação

Bebê com cateter venoso em um dos braços, antes de ter sido “perdido” (Foto: Direto das ruas)

A mãe de um recém-nascido relata, agora, a falta de insumos para implantação de cateter venoso em bebês internados no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul). Neste domingo (9), a unidade pediu ajuda de outros hospitais para conseguir o material.

Segundo a mãe e denunciante, de 33 anos, o menino está internado desde o dia 20 de maio, com o diagnóstico de Vírus Sincicial Respiratório. Desde então, ela trava brigas diárias para que as medicações sejam dispensadas no horário correto e os exames necessários sejam feitos.

Até que, nessa madrugada, a equipe de plantão “perdeu o acesso” usado no bebê, que tem menos de 50 dias de vida. “Ele já tomou três ciclos de antibiótico, é uma consequência as veias ficarem ainda mais finas, sendo necessário fazer o cateter venoso, mas o hospital não tinha insumos para esse procedimento”, disse.

Com isso, desde a madrugada sem receber os remédios que usa para o tratamento. “Pediram ajuda, doação dos insumos, de outros hospitais para conseguir fazer um procedimento tão simples no meu filho, que está sem medicamentos. Foi solicitado, mas não há previsão de quando vai chegar”, completa.

Ela lamenta ter que passar por tantos transtornos, junto com outras mães. “Aqui, as mães são enfermeiras, que cuidam dos horários certos dos remédios, matam barata e tentam deixar o ambiente limpo”, termina.

Desde a semana passada, ela tenta transferir o filho para o Humap-UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) e não consegue. Um pedido de tutela antecipada de urgência para atender a solicitação já está tramitando.

A reportagem entrou em contato com o HRMS e SES (Secretaria Estadual de Saúde), mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

Fonte: CAMPO GRANDE NEWS.

Compartilhe
Desenvolvido por