As operadoras devem solicitar à Anatel, a partir da próxima segunda-feira (5), o licenciamento para a ativação da faixa de internet
Conforme divulgado pelo Ministério das Comunicações, cerca de 28 municípios de Mato Grosso do Sul poderão receber o sinal da internet 5G e, com isso , o Estado passará a ter cobertura de 100% do serviço.
Cabe às operadoras que adquiriram os lotes na faixa 3,5 GHz, a partir da próxima segunda-feira (5), solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o licenciamento de ativação das estações da internet 5G.
Instalação gradual
Com relação ao pedido de liberação que as empresas de telefonia precisam solicitar à Aneel, portanto tendo a permissão, isso não implica que a instalação das redes será feita de imediato nas regiões contempladas.
A implementação do serviço ficará por conta da organização de cada prestadora de serviço.
“A implantação do 5G está avançando a passos largos e estamos nos esforçando ao máximo para conseguir antecipar os prazos previstos no leilão. O sinal já está disponível em todas as capitais e a nossa missão é levá-lo até as pequenas cidades, para que toda a população brasileira para usufruir dos benefícios desse serviço” , disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Segundo o Ministério das Comunicações no país serão atendidos 4.808 municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, ocupados por aproximadamente 197 milhões de brasileiros.
Por meio da Agência Nacional de Telecomunicações, é possível verificar os municípios em que o serviço 5G está liberado, sendo que no Estado, 51 municípios estão com a tecnologia ativa.
Em amarelo status dos municípios que aguardam liberação para uso da faixa 3,5 GHz pelo 5G
O Estado, segundo a Estação Rádio Base e de Estações Móveis da Telefonia Móvel (ou Serviço Móvel Pessoal (SMP) conta com quatro operadoras com serviço nos 79 municípios com 1.360 estações.
Veja a lista dos municípios
- Alcinópolis
- Amambai
- Anaurilândia
- Aparecida do Taboado
- Aral Moreira
- Bandeirantes
- Bataguassu
- Batayporã
- Camapuã
- Cassilândia
- Coronel Sapucaia
- Costa Rica
- Coxim
- Eldorado
- Figueirão
- Iguatemi
- Japorã
- Maracaju
- Mundo Novo
- Paranhos
- Pedro Gomes
- Rio Negro
- Santa Rita do Pardo
- São Gabriel do Oeste
- Sete Quedas
- Sidrolândia
- Tacuru
- Taquarussu
Campo Grande, uma das capitais selecionadas para receber a tecnologia “5G puro”, a funcionalidade entrou em vigência em setembro de 2022.
Interferência
Como antenas convencionais utilizam o mesmo sinal da faixa de 3,5 GHz, para evitar a falha na recepção do sinal, a Entidade Administradora de Faixa (EAF) iniciou a mudança de recepção do sinal de televisão aberta.
Os usuários que recebem transmissão com uso de antena parabólica precisam adaptar o equipamento para que o sinal do 5G não interfira na transmissão televisiva.
Munícipes que forem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), devem pedir o kit gratuito para realizar a adaptação necessária do equipamento.
Em caso de dúvidas o usuário pode telefonar gratuitamente por meio do número 0800-729-2404 ou por meio do site (www.sigaantenado.com.br).
Fonte: Correio do Estado.