O Programa de Aquisição de Alimentos, conhecido como PAA, é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF-SEMADESC) em parceria com Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) tem transformado a vida de muitos produtores indígenas no Mato Grosso do Sul.
Atualmente, o PAA/Indígena está presente em 32 municípios do estado. Ele funciona como uma ponte essencial entre a produção local e a segurança alimentar, ajudando os produtores indígenas a fortalecerem suas comunidades e economias. Através deste programa, eles conseguem vender seus produtos diretamente para o governo, garantindo uma renda estável e promovendo a valorização da cultura alimentar indígena.
Um exemplo inspirador é o Flaviomir, um produtor da aldeia Lalima, em Miranda, cadastrado no PAA, que visa fortalecer a agricultura familiar e garantir a segurança alimentar. Com esse programa, ele tem a oportunidade de vender seus produtos diretamente para escolas municipal, contribuindo para a alimentação saudável da comunidade.
Mas o que realmente faz a diferença na vida do Flaviomir é o apoio técnico que recebe do SENAR que oferece treinamentos e orientações que ajuda o agricultor a melhorar suas práticas, aumentar a produtividade.
“O PAA tem como objetivo promover a inclusão social e garantir o acesso a alimentos de qualidade. O PAA é um exemplo claro de como políticas públicas podem impactar positivamente as comunidades locais, promovendo desenvolvimento sustentável e respeito às tradições culturais” afirmou, Humberto de Mello Pereira – Secretário Executivo de Agricultura Familiar de Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF/SEMADESC).
Assessoria de Imprensa
Redação Gdsbews
Fonte: GDS News.