Notícias

Quem são os presos por suposto plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

Foto: Reprodução Star Mídia News

Na manhã desta terça-feira (19), a Polícia Federal (PF) prendeu cinco pessoas durante a Operação Contragolpe, que desmantelou um suposto plano para matar o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

A operação alegou uma trama de alto risco, que envolvia militares e um policial federal. Além das prisões, foram cumpridas ordens de busca e apreensão e medidas restritivas, incluindo o veto à comunicação entre os envolvidos e a proibição de deixar o país. O Exército Brasileiro deu apoio às ações, que ocorreram nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e no Distrito Federal.

QUEM SÃO OS PRESOS

  1. Hélio Ferreira Lima
    Ex-comandante da 3ª Companhia de Forças Especiais em Manaus, Lima foi destituído do cargo em fevereiro de 2024, no contexto de investigações sobre planos de um golpe de Estado. Com formação em Operações Especiais, ele fazia parte do grupo de elite do Exército, conhecido como “kids pretos”, especializado em missões sigilosas e de alto risco.
  2. Mário Fernandes
    General da reserva, Mário Fernandes foi assessor do deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ) e ministro interino da Secretaria-Geral da Presidência da República durante o governo Bolsonaro (PL). Em 2023, assumiu um cargo de liderança no PL na Câmara dos Deputados. Fernandes foi afastado de suas funções públicas em março de 2024 por determinação do ministro Alexandre de Moraes.
  3. Rafael Martins de Oliveira
    Major das Forças Especiais, Oliveira já havia sido preso em fevereiro de 2024, sendo acusado de participar de movimentos contra o atual governo. Ele havia sido solto e usava tornozeleira eletrônica no momento da nova prisão.
  4. Rodrigo Bezerra de Azevedo
    Doutorando em Ciências Militares e especialista em operações de guerra não convencional, Azevedo é um militar altamente qualificado e já serviu em missões internacionais, incluindo na Costa do Marfim. Ele também integra o grupo “kids pretos” e é especializado em contraterrorismo e operações estratégicas.
  5. Wladimir Matos Soares
    Policial federal, Soares foi preso por repassar informações confidenciais de um agente da segurança do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva durante a transição de governo. Ele é acusado de comprometer a segurança do presidente.

SOBRE OS “KIDS PRETOS”
Os “kids pretos” são militares treinados em Operações Especiais, conhecidos pelo uso de gorros pretos em suas missões. Especializados em guerra não convencional, contraterrorismo e ações em ambientes complexos, eles passam por treinamentos rigorosos no Centro de Instrução de Operações Especiais (RJ) e no Comando de Operações Especiais (GO).

Fonte: Star Mídia News.

Compartilhe
Desenvolvido por