São Gabriel do Oeste MS

Com fumaça e novos focos de incêndio, Prefeitura de São Gabriel do Oeste deve decretar emergência

Chamas consomem área do município há mais de três dias

Bombeiros, proprietários e trabalhadores tentam conter as chamas (Henrique Arakaki, Midiamax)

Incêndios que consomem a vegetação em São Gabriel do Oeste seguem assolando moradores do município, a 149 quilômetros de Campo Grande. Fumaça e diversos focos de incêndio são a realidade desta terça-feira (3). A Prefeitura de São Gabriel do Oeste deve decretar emergência nesta quarta-feira (4).

O prefeito Jeferson Luiz Tomazoni (PSDB) deu atualizações sobre as chamas que consomem vasta área do município. “Bastante fumaça, nós temos vários focos de incêndio na zona rural, em mais de um ponto”, destacou ao Jornal Midiamax.

O fogo que atinge a vegetação do município foi registrado há mais de três dias. Isso porque desde o último sábado (31) as chamas se propagaram na cidade. Os incêndios atingem até mesmo área de preservação do município e ‘morraria’ da Serra de Maracaju.

Conforme o prefeito, os incêndios estão na região da Fazenda Recreio, da Fazenda Mangueiro de Pedra e da Furno dos Pereira. “As equipes estão mobilizadas, inclusive com a ajuda de produtores rurais”, pontuou.

O secretário municipal de Infraestrutura, Eris de Oliveira Barbosa, afirmou à reportagem que cerca de 50 pessoas atuam no combate às chamas. “Olha a situação está crítica, ainda estamos todos trabalhando unidos, fazendeiros da região com equipamentos da prefeitura”, comentou.

Novos focos de incêndio

Ao Jornal Midiamax, o coordenador municipal de proteção e Defesa Civil, André Bortoli, disse que ainda não é possível estimar a área devastada pelas chamas. “São áreas de difícil acesso e não foi possível levantar os danos ainda”.

Além disso, informou que outros pontos de incêndios foram identificados na região pantaneira. “Soube a tarde de uma outra área na região de Aquidauana. A partir de amanhã iremos fazer os levantamentos para quantificar”, adiantou.

Por fim, o coordenador disse que as novas áreas são de escarpa, localizadas na “transição do Chapadão com as Furnas”.

Fonte: Midiamax.

Compartilhe
Desenvolvido por